A aventura começou...
Partida na sexta-feira dia dezanove para a localidade de Vale de Espinho na companhia de mais três companheiros.
Após chegarmos a Vale de Espinho e onde íamos pernoitar na sua Junta fomos descobrir um pouco daquela aldeia.
Hora de jantar no restaurante "El Dorado" na aldeia de Fóios. Depois de um belo repasto num restaurante que aconselho vivamente foi hora de ir descansar na Junta de Freguesia de Vila de Espinho.
Sábado, o segundo dia da aventura, o dia da conquista de Xalmas. Acordei pronto para a aventura com as energias recarregadas juntamente com mais companheiros. Apesae de meio ensonado pois durante a noite....de vez em quando surgiam uns certos barulhos que por vezes me fez acordar....eram os sons da natureza :) .
Partimos para Fóios!!! Aí o guia José Carlos Callixto um ser humano que posso dizer que é cinco estrelas fez as honras da casa e levou-nos até ao ponto de partida da aventura.
Ouvindo as suas ilustres palavras sob o que ia ser a aventura fez-me ficar ainda mais entusiasmado. Pois a certa altura falou nuns quinhentos metros de subida com quarenta e seis por cento de inclinação.
Começa a aventura:
Começamos por um trilho de terra batida e fomos sempre confraternizando para nos despertarmos. Logo a seguir entrou-se num piso irregular com alguns ramos e meio arenoso....pois bem eram os tais quinhentos metros a quarenta e seis por cento de inclinação, e que subida dura!!! Das que deixa uma pessoa de rastos.Ah e já me esquecia antes fomos ver uma cascata que nesta altura do ano ainda está com um caudal suave. Mas voltando à subida no seu topo fez-se uma pausa para reagrupar e repor energias.
Então chegara o momento principal a subida até Xalmas em plena Serra da Gata a cerca de 1450 metros de altitude. Que vista brutal!!!
Para finalizar foi descer até aos carros ir tomar um duche refrescante, jantarada bem regada de amizade e confraternizaçao.
A caminhada teve cerca de 21 quilómetros e 1500 metros de altimetria.
Domingo, o segundo dia uma caminhada com começo e terminus na cidade do Sabugal . Caminhada no PR dos meandros do Rio Côa...que excelente percurso imagens fantásticas. E visita ao castelo existente naquela cidade.
A caminhada teve 12 quilómetros e cerca de 300 metros de altimetria.
Fotos da Aventura