sábado, 8 de abril de 2017

Montejunto- Em busca da Rosa Albardeira

Um terço das caminhadas realizadas em 2016 está feito.....Assim sendo hoje foi dia de ir com os "Caminheir@s Perdid@s......pela Natureza" até à Serra do Montejunto.

Numa caminhada de 11 kms e 585 metros de altimetria.

Como o nome da caminhada indica foi na tentativa de encontrar a Rosa Albardeira.

O QUE É A ROSA ALBARDEIRA????



Pois bem a Rosa Albardeira é: uma planta arbustiva, com até 70 cm de altura, com vistosas flores vermelhas ou cor de rosa.Tem folhas compostas, por vezes obovadas ou oval-lanceoladas, de coloração verde brilhante na face superior e glabras na face inferior, sésseis ou subsésseis, de ápice agudo, de 16 a 19 folíolos de 3 a 4 cm de largura. Caules glabros de 50 cm de altura, em cuja base apresente umas folhas de cor vermelha.
As flores são hermafroditas, grandes, solitárias, de 5 sépalas e de 5 a 10 pétalas, de coloração vermelha, com numerosos estames e anteras amarelas e carpelos lanosos.
O fruto é um folículo coberto com pelos esbranquiçados, contendo sementes que quando amadurecem são negras.
A espécie apresenta grande variabilidade morfológica natural, o que originou uma alargada sinonímia já que diferentes formas foram atribuídas a diferentes taxa.

A análise citológica revelou que a espécie apresenta um número de cromossomas de 2n=10 (como a restante família Paeoniaceae e táxones infra-específicos).
A espécie é silicícola, preferindo bosques, zonas umbrosas e pedregosas, matorrais de montanha, sub-bosques de montados, bosques de Quercus faginea, azinhais, carvalhais e matas ripárias.

Ainda sobre a caminhada:

Caminhou-se até ao Moinho do Moloiço, Miradouro da Cruz Salvé-Rainha que segundo consta este está considerado como o mais alto da Estremadura, descemos até Pragança passando pelo Moinho da Ana e Paula e o Trilho dos Currais até chegar ao ponto de partida.

Fotos do Dia





Sem comentários:

Enviar um comentário